top of page

Você sabe o que é a Neuropsicologia?

A neuropsicologia é a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais.  Para isso, é preciso entender como este órgão tão poderoso, o cérebro, maneja e ordena alguns processos, tais como: a emoção, o comportamento, a memória, a atenção e o raciocínio humano.

Atendimento Neuropsicológico

A partir da avaliação neuropsicológica, o profissional avalia o desempenho cognitivo do paciente, sendo de qualquer faixa etária, estando comprometido devido a desordens neurológicas ou a outros transtornos. Hoje são comuns as queixas de alteração e falta de foco, memória, dificuldade na execução de rotinas diárias, assim como as relativas às emoções, como agressividade e impulsividade. Se faz necessária essa avaliação quando uma pessoa sofre um grande trauma, uma lesão devido a traumatismo craniano-encefálico, AVC ou até quando quadros de demência começam a dar evidencias em pessoas de qualquer faixa etária. Pesquisas mostram que até o estresse pode comprometer algumas funções do cérebro.

O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtorno neurobiológico que ganhou grande espaço nos últimos tempos nas redes sociais, também pode ser diagnosticado pela área da neuropsicologia.

Após a detecção de algum transtorno ou desordem neurológica, o profissional desenvolve um plano de intervenção para que o paciente consiga melhorar sua qualidade de vida. Além do auxilio diagnóstico, pode-se propor um trabalho de reabilitação ou até desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades e sintomas. Vale ressaltar que o trabalho de um profissional da área da neuropsicologia é multidisciplinar, ou seja, a prescrição do uso de remédios se dá a partir de outros profissionais.

Quem pode se beneficiar?

Todas as pessoas! Crianças, jovens, adultos e idosos.

Viver com qualidade de vida é essencial, importante e imprescindível para todas as idades, pois sem ela as pessoas podem ter problemas na vida escolar, em relacionamentos interpessoais, nas atividades diárias, no campo de trabalho, etc. Por isso, quanto mais cedo for a detecção de qualquer distúrbio, maior será sua socialização e o desempenho nas diversas áreas, em superar, reduzir ou compensar as alterações cognitivas e comportamentais.

Covid-19 e sua relação com a neuropsicologia

Pesquisas recentes demonstram os impactos cognitivos pós infecção do Covid-19, algo preocupante pois cerca de quase 35 milhões pessoas, segundo o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), testaram positivo para o vírus no Brasil.

Considerando isto, a infecção pelo vírus pode gerar um efeito agressivo ao sistema nervoso central, observando-se um comprometimento variável, entre elas as seguintes sequelas:

 

  • Falha na memória recente;

  • Falta de atenção;

  • Dificuldade em executar tarefas ou até cálculos matemáticos;

  • Mudanças na expressão do afeto.

Se você chegou até aqui gostaria de saber o que achou desse tema :) Vamos lá!

Ou se gostaria de mais informações de como realizar uma avaliação, entre em contato através do WhatsApp:

Whatsapp
bottom of page