top of page
Buscar
  • Foto do escritorVera H. Perlatti

Síndrome demencial: Prejuízo na autonomia

Atualizado: 26 de mar. de 2023

O termo demência é utilizado como uma espécie de “guarda-chuva” por comportar diversas disfunções de origem biológica que ocorrem no cérebro.


De forma básica e direta podemos dizer que a demência é uma síndrome, um conjunto de sinais e sintomas que levam a pessoa a uma deterioração progressiva das suas capacidades intelectuais, cognitivas. Comumente essas funções intelectuais são ligadas a inteligência, mas na verdade essa referência pode ser feita pensando de forma mais simples, apenas analisando o processo de como um indivíduo executa tarefas e processa, interpreta e guarda as informações de um ambiente.


Os principais sintomas podem ser divididos em 3 grupos:


COGNITIVOS - perda de memória; - desorientação no espaço e tempo; - dificuldade em suas habilidades sociais como comunicação, linguagem; - apuro em lidar, executar e planejar atividades normais e complexas; - estado de confusão.


PSICOLÓGICOS - mudanças na personalidade; - comportamento inapropriado; - agitação e alucinação; - desbloqueio de ansiedade e depressão; - delírio.


MOTORES - tremores (em alguns casos); - perda da coordenação motora; - dificuldade na realização de hábitos básicos como tomar banho, se alimentar, se vestir; - incontinência urinária ou fecal; - diminuição do equilíbrio.

4 DOENÇAS CLASSIFICADAS COMO DEMÊNCIA Inicialmente pode ser dificultoso diagnosticar o que cada pessoa pode ter pelo fato das características se mesclarem, entretanto, com o seu avanço, o diagnóstico pode ficar mais evidente. Responsáveis por 90% dos casos diagnosticados em todo o mundo, são consideradas: o mal de Alzheimer (a mais comum), demência vascular, demência com corpos de Lewy e Demência frontotemporal.


· Alzheimer

Acomete cerca de 70% dos casos de demência pelo mundo. Esta possui grande interferência genética e sua principal consequência é afetar a memória. Considerando um agravamento deste doença, pode também ocorrer desorientação, mudanças de humor e dificuldade em hábitos básicos.


· Demência vascular

Na maioria dos casos este tipo é oriundo de um AVC (acidente vascular cerebral) e também pode afetar a memória do paciente. Há dificuldade cognitiva de raciocinar, de pensar e de realizar julgamento.


· Demência com corpos de Lewy

Normalmente esta é mais comum em idosos que possuem idade superior a 75 anos. Aqui é possível que o paciente tenha alucinações, tremores e dificuldades em locomoção.


· Demência frontotemporal

Sua característica principal é a degeneração de neurônios em uma área específica. Os principais sintomas dessa demência são comportamento inadequado e dificuldade em tratar emoções.


TRATAMENTO


Para cada situação há um determinado tratamento que pode ser desde o uso de medicamentos até reposições de vitaminas (atualmente não há comprovação científica). Infelizmente a demência não tem cura, por isso o acompanhamento realizado por um profissional habilitado é fundamental para fornecer conforto e controle dos sintomas. O diagnóstico da doença é tão imprescindível quanto a honestidade da realidade sobre as reais condições do paciente dadas pelo profissional da saúde. É importantíssimo tratar do(a) portador(a) da demência com seriedade, empenho, paciência e principalmente amor.


Para saber mais informações ou agendar uma consulta entre em contato através do telefone/WhatsApp.








1 visualização0 comentário

Comments


Whatsapp
bottom of page